Comemoraçao do dia mundial da dança
(29 e 30 de ABRIL 2009 – 21h30)
AUDITÓRIO MUNICIPAL EUNICE MUÑOZ
Para marcação de bilhetes (a partir de 1 de Abril )
Entrada Livre limitada à lotação do espaço.
Reservas por telefone - 214 408 547/ 214 408 524
Por mail - maria.gil@cm-oeiras.pt
APRESENTAÇÃO DOS ESPECTÁCULOS no CAFÉ da DANÇA
– Centro de Dança de Oeiras (Palácio Ribamar – Algés)
Dia 14 de ABRIL - 18h00
A Câmara Municipal de Oeiras, a Revista da Dança e o Centro de Dança de Oeiras associam-se para as comemorações do Dia Mundial da Dança de 2009 estreitando laços para homenagear alguns artistas portugueses que, pelas mais diversas razões, têm dignificado a dança em Portugal e no estrangeiro.
Entre eles contam-se Águeda Sena e Bernardete Pessanha - bailarinas pertencentes a uma geração pioneira da dança portuguesa - Graça Bessa e António Rodrigues, fundadores da Academia da Dança de Setúbal e da Companhia de Dança Contemporânea, Isabel Queiroz, bailarina principal do Ballet Gulbenkian (a título póstumo), Lídia Martinez, coreografa-bailarina que fez toda a sua carreira em França, Olga Roriz, bailarina-coreógrafa directora da sua própria companhia, Benvindo Fonseca, ex-bailarino principal do Ballet Gulbenkian e coreógrafo, Sílvia Nevjisnky, antiga bailarina das companhias de Paul Taylor e Lar Lubovitch e Alexandra Bataglia, bailarina e coreógrafa fundadora da Companhia Amálgama.
O seu trabalho, nem sempre devidamente reconhecido e suficientemente valorizado, merece, contudo, ser lembrado por aqueles com quem partilharam os palcos e que deles, generosamente, receberam gratificação artística e intelectual.
Quantas vezes em condições adversas, todos carregaram a tocha do "fogo sagrado" ultrapassando dificuldades, designadamente físicas e económicas, e mostrando uma inusitada perseverança e um forte amor pela sua arte.
Todos eles trilharam caminhos com obstáculos demonstrando coragem perante as adversidades e, acima de tudo, uma especial integridade no seu trabalho. Aquela de que se fazem os verdadeiros artistas.
Com este modesto contributo, as entidades patrocinadoras destes espectáculos - às quais se junta a comunidade da dança portuguesa -, esperam contribuir para dignificar a arte da dança. E também para que os artistas mais jovens vejam nos homenageados (bem como nos participantes) exemplos ímpares de trabalho, realização artística e, até, espírito de missão.
António Laginha
PROGRAMA do Dia 29 de Abril
18H00
Inauguração da Exposição ISABEL QUEIROZ – Uma Vida Dedicada à Dança e ao Ballet Gulbenkian
Inauguração de Exposição Uma Carta Coreográfica
Espectáculo de Dança
21h30
Primeira Parte:
Leitura da MENSAGEM do DIA MUNDIAL DA DANÇA (UNESCO) – António Laginha
Mensagem do Dia Mundial da Dança 29 ABRIL – 2009
Da autoria do bailarino-coreógrafo Akram Khan
Este dia muito especial é dedicado à única linguagem que, neste mundo, cada um de nós sabe falar. Uma linguagem inerente aos nossos corpos e às nossas almas, a dos nossos antepassados e dos nossos filhos.Este dia é dedicado a cada deus, guru ou avê que nos ensinou e inspirou. A cada cântico, impulso e instante, que nos incitou a mexer.É dedicado à criança que gostaria de se movimentar como o seu ídolo e à sua mãe que lhe diz “já o podes fazer”.Este dia é dedicado a cada ser com o seu credo, cor e cultura, que transforma as tradições do seu passado em histórias do presente e sonhos para o futuro.Este dia é dedicado à Dança. À sua miríade de dialectos e ao seu imenso poder de exprimir, de transformar, de unir e de deliciar.
Cerimónia de Homenagem
a LÍDIA MARTINEZ, SÍLVIA NEVJINSKY, BENVINDO FONSECA e ALEXANDRA BATAGLIA
apresentados respectivamente por Maria Reis Lima (bailarina-corógrafa), José Carmo Garcia (arquitecto), Barbara Griggi (bailarina-coreógrafa) e Risoleta Pinto Pedro (escritora)
Com projecção de fotos/ filme sobre cada homenageado
e distribuição de medalhas (António Laginha, pela Revista da Dança e representante da CMO)
Segunda Parte :
1 - Companhia Olga Roriz / Maria Cerveira – excerto de "Inferno" (canção por Amália Rodrigues)
2 - Manuel André e Inês Ferreira - “Nijinsky ou o Sentimento” (estreia absoluta)
3 - Tarikavalli – solo de Bharata Natyam – estreia absoluta
4 - Sílvia Magalhães (solo de obra de Thierry Malandin)
5 - Lídia Martinez - “Numa Renda de Orgulho” (estreia absoluta)
6 - Adriana Queiroz e Henrique Feist - dueto do musical "Cabaret"
7 - Ana Santos – “Murmúrio”
8 - Maria João Roldão - “3 Valsas Isadoráveis"
9 - Companhia Amálgama - extracto de "Mater"
Dia 30, um programa de Dança Clàssica,
consultar a informaçao no Centro de Dança de Oeiras.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire